Por que meu carro não está dando a partida?

O carro não está ligando. Você aciona a chave de ignição e nada de dar partida. O que isso pode ser?


Bem, existe uma série de probabilidades de problemas que impedem seu carro de ligar. Algumas delas são mais complexas e um profissional é a melhor escolha para resolvê-las.

Por outro lado, existem aqueles problemas que impedem seu carro de dar partida e você mesmo pode, ao menos diagnosticar.

Este texto tem o intuito de abordar os problemas mais comuns que impedem o carro de dar partida, contribuindo assim para que você possa ter uma noção maior do que está acontecendo e, por vezes, até eliminar o defeito na hora mesmo.

Quando o carro não dá partida por estar sem bateria

É possível que simplesmente o carro não esteja dando partida porque está sem bateria. Melhor dizendo, está com a carga da bateria muito baixa.

Teste a bateria do seu carro em casa

Para testar a bateria em casa você só precisa ter um voltímetro simples, desses mais baratos mesmo.

Assim, só colocar os fios negativo e positivo (preto e vermelho, respectivamente) na bateria e verificar a voltagem.

Como a bateria, comumente, nos carros é de 12 volts, se estiver marcando menos, quer dizer que a carga está realmente baixa.

E se você não deixou nada que gastasse bateria ligado, saiba que o defeito pode ser na bateria, mas nem sempre, conforme veremos a seguir.

O que consumiu com a bateria do meu carro?

Com testes normalmente realizados em oficinas autoeléticas é bem fácil de se verificar se o defeito é na bateria ou em outra parte, como por exemplo o alternador que não carrega.

O primeiro caso de bateria gasta, na maioria das vezes, acaba sendo o esquecimento de alguma luz ligada. Seja interna ou das lanternas externas co automóvel. Mas se não for isso, é preciso procurar o que está ligado na bateria e acaba consumindo energia mesmo o carro estando desligado.

Quando o carro não dá partida porque o alternador/dínamo não carrega

A bateria do seu carro precisa estar constantemente sendo carregada para manter a carga normalmente. Para isso servem os alternadores ou dínamos, que fazem esse serviço enquanto o motor do carro está ligado.

Como testar o alternador ou dínamo do meu carro em casa?

Aqui basta ter em mãos o voltímetro que falamos anteriormente. Mas é claro que esse teste só pode ser feito quando você conseguir dar partida no veículo.

Com o aparelho ligado nos polos da bateria, verifique se a voltagem está maior de 12 v. O ideal é que esteja nos seus 13,5 volts, pelo menos quando se acelera mais um pouquinho o carro.

Por outro lado, deve se levar em conta que, se a bateria estava completamente morta, é bom deixar um tempo ligado antes de fazer a medição, pois certamente a voltagem será menor de 12 v, já que o alternador está recuperando a carga perdida.

Quando o carro não dá partida porque o arranque está estragado

Outro problema bem comum é falha no arranque mesmo.

Nesse caso, na maioria das vezes o defeito começa a aparecer aos poucos e, caso não seja sanado, fica pior até estragar de vez.

A melhor medida a se tomar em caso de desconfiança de defeito no motor de arranque é ir até uma oficina para ter um diagnóstico mais certeiro.

Isso porque às vezes não é nem a peça estragada, mas sim um problema nos fios, por exemplo.  Se você tem conhecimentos básicos de elétrica de automóveis pode até dar uma olhada nos fios.

Outros possíveis problemas

Outros problemas podem estar comprometendo o acionamento do motor do seu carro, mas eles serão melhores avaliados em uma oficina. Alguns deles são:
  • Defeito no comutador de ignição;
  • Defeito no sistema de ignição eletrônico, até mesmo avarias na central;
  • Problemas na bobina;
  • Velas ou outras peças do sistema de ignição com defeitos.

Atenção: não corra riscos! Em caso de dúvidas, procure um profissional!
Share on Google Plus

Equipe

Redação automotiva para os adoradores de carros!