O que fazer quando o carro ferve?

Na cidade ou na estrada, motor do carro "fervendo" é sinônimo de preocupação. E essa preocupação é realmente de se esperar. Água no radiador acima da temperatura indicada afeta de maneira considerável as peças do motor.



Portanto, em primeiro lugar devemos evitar o máximo que pudermos o sobreaquecimento do sistema de arrefecimento do automóvel. Mas se mesmo assim não der certo e a água esquentar além do normal, precisamos ter em mente o que fazer para que as coisas não piorem.

O que fazer quando a temperatura começar a subir muito?

Quando o marcador de temperatura do motor passa do meio, é hora de tomarmos precaução. É claro que passar menos de um tracinho não quer dizer que a temperatura está desregulada. Mas se passar do meio e continuar subindo, aí sim é hora de dar atenção.

Nesse caso, se não for possível parar imediatamente, é recomendado que ligue o ar quente para que assim o calor seja dissipado. Lembrando que esse é apenas um método de emergência e você deve estacionar o carro e deixar esfriar o mais rápido possível.


Quando sobreaquece muito?

O que devemos fazer, sempre que há um sobreaquecimento do motor, é
estacionarmos o carro o quanto antes. Então essa é a  medida que se impõe. Entretanto, na maioria das vezes que o motor aquece demais, é normal o vapor sair pra fora do capô com pressão. Logo, se estiver saindo fumaça, é melhor esperar que ela pare totalmente antes de abrir o capô, do contrário poderá causar fortes queimaduras.

Assim que abrir o capô, apenas espere pelo menos de 30 a 45 min. antes de qualquer coisa. Esse é o tempo médio de esfriamento do motor. E levantar o capô ajudará no resfriamento. Como o automóvel deu problema, é bom que se chame o guincho para tirá-lo e levar direto para realizar a manutenção.

Caso você não sinta segurança para abrir o capô, apenas estacione e espere.

Não jogue água fria, isso provavelmente danificará o motor.

Quando o ponteiro não marca a temperatura do motor

Muitas vezes pode acontecer do sensor de temperatura da água estar com defeito, ou então algum problema na instalação elétrica do veículo, fazendo com que a temperatura seja marcada incorretamente. Dessa maneira, o motor acaba fervendo sem que o painel tenha acusado.

Entretanto, vale lembrar que o normal não o motor sobreaquecer (ferver), por isso, caso aconteça, é sim necessário examinar qual é o real problema.
Share on Google Plus

Equipe

Redação automotiva para os adoradores de carros!