Motor flex falhando na troca de combustíveis: o que é? Por que acontece? Como solucionar ou evitar?

Trocar o combustível no carro com motor flex e verificar que agora está falhando. É realmente um problema frequente para quem tem esse tipo de motor. Porém, por que acontece? É possível solucionar? Como se pode evitar? Responder essas perguntas é o que pretendemos fazer neste artigo. Confira!


Motor flex falhando por conta da troca de combustível, infelizmente, é algo mais comum do que possa parecer. Mas na maioria das vezes basta uma visita à concessionária para resolverem o problema no parâmetro de reconhecimento de combustível do módulo da injeção eletrônica.

Pois é, a maioria dos problemas dos casos de motor falhando na troca de combustíveis se dá exatamente por conta de um erro de reconhecimento da parte eletrônica do seu carro.
Imagem: Mario Roberto Duran Ortiz

Porém, é sempre bom entender como isso acontece, pois nem sempre a causa da falha será um erro de reconhecimento de combustível. Também é interessante sempre esclarecermos quais os procedimentos tomar quando se troca totalmente o combustível do seu tanque nos carros flex, pois sempre que os devidos procedimentos não são tomados, acontece esse erro. Então, vamos por partes:

Como acontece o erro no reconhecimento do combustível?
Nos carros flex, o módulo da injeção eletrônica precisa reconhecer qual o
combustível utilizado no momento para que assim possa manter uma linha padrão de estequiometria. Para isso, o sistema tem que realizar uma análise com a maior precisão possível. Portanto, analisará o combustível até os números se tornarem estáveis, tornando-o padrão.

No entanto, para que isso aconteça, temos que levar em conta que, quando trocamos o combustível no tanque, ainda há um caminho para percorrer até chegar nos bicos injetores. Esse fator é importante para entendermos a necessidade do procedimento a se tomar quando deixamos de usar álcool para usarmos, ou vice-versa.

Por isso, se faz necessário, sempre, darmos uma volta longa para que o combustível antigo deixe o sistema do carro e o módulo reconheça o novo padrão.

O que fazer quando trocamos o combustível do carro flex?
Esse é um processo bastante simples. Imagine que você esteja usando álcool há algum tempo e agora deseja trocar para gasolina.

O primeiro passo, logicamente, é eliminar o álcool do tanque de combustível. Só abastecer gasolina quando, pelo menos, o tanque chegar na reserva.

O número chave aqui é “15”. Isso porque recomenda-se que o abastecimento com novo combustível seja maior do que 15 litros. Depois disso, se deve andar por 15 km, pelo menos, para que assim o combustível antigo possa ser totalmente trocado pelo atual e o sistema possa reconhecer este com padrão.

E se mesmo com o procedimento o problema continuar?
O normal é que realizado o procedimento indicado acima nas renovações de combustível em carros flex, o problema de motor falhando seja solucionado. Por isso, se o problema persistir, não há dúvidas que você necessita ir até o mecânico para verificar, pois o problema poderá ser outro que acabou tendo os sintomas coincidindo com a troca de combustível, como por exemplo, problema nas velas. 
Share on Google Plus

Equipe

Redação automotiva para os adoradores de carros!