Como economizar combustível em carro automático?

Saiba como aproveitar o melhor do conforto de um câmbio automático no seu carro e ainda por cima fazendo um consumo de combustível econômico


A fama dos carros automáticos serem gastadores de combustível vem de muitos anos. Mas então, qual seria  a melhor maneira para se gastar menos e ainda aproveitar todo o conforto e a segurança das trocas de marchas automáticas?

Bem, em primeiro lugar precisamos desfazer o mitos dos carros com câmbio de marchas automático gastarem mais combustível do que os com câmbio manual. Atualmente o que se pode dizer é até mesmo o contrário, ou seja, que alguns sistemas permitem uma maior economia.

Câmbio automático antes e agora

Para entendermos melhor, precisamos dar uma volta no tempo para vermos o câmbio automático na história dos carros. Acontece que lá nos primeiros era possível encontrar câmbios com quatro marchas e até mesmo três. Sendo assim, fica óbvio que o consumo era muito maior.

Mas e atualmente? Atualmente os fabricantes já resolveram esse problema ao colocarem a mesma quantidade de marchas do manual no automático e, em alguns, até mesmo mais marchas do que no manual.

Novos modelos no mercado

Nesse vídeo informativo da Renault podemos ver uma explicação breve sobre o novo sistema de câmbio automático da marca que, além de ser mais barato do que os convencionais, consegue proporcionar uma melhor economia de combustível (pode ser até 20% menor do que nos manuais):

O gasto é relativo

Em regra, o carro com câmbio automático vai gastar mais combustível, porém, essa afirmação poderá ser relativa. É simples de entender: o câmbio manual será mais econômico se bem utilizado. Isto é, se o condutor dirigir com giro baixo, sem arrancadas bruscas, sem precisar fazer ultrapassagens várias vezes e por aí vai. Logo, como dissemos, é relativo e depende de como a pessoa dirigirá o carro.

É claro que arrancadas bruscas, assim como dirigir com o pé colado no acelerador influenciará para o maior gasto de combustível tanto no carro automático quanto no manual, mas perceba que no automático existe um padrão de giros para a troca, enquanto no manual depende unicamente do motorista.

Colocadas essas ponderações, podemos agora ver cinco dicas simples e eficazes que farão diferença na economia de combustível do seu carro com câmbio automático.

1 - Evite o máximo possível as acelerações bruscas; 
2 - Se os eu sistema for DSG, escolha a opção de fazer as trocas manualmente e fique atento para trocar no giro mais baixo possível (para saber, consulte o manual);
3 - Se o lugar que você for arrancar for íngreme, como uma subida ou até mesmo a rampa da garagem, evite fazer isso na D. A melhor opção nesses casos é colocar na posição 1 e depois, quando o carro já estiver em movimento, passar para D.
4 - Nas descidas escolha uma posição como 2, ou 3, ou 4... enfim se utilize do freio motor, pela segurança e também porque assim a injeção de combustível vai a zero nesse momento.
5 - Quando estiver parado no trânsito, deixe na posição N.

Share on Google Plus

Equipe

edação automotiva para os adoradores de carros!