VW Gol G4 com a luz EPC acesa no painel: O que fazer?

A luz de EPC acendendo no painel do VW Gol G4 costuma assustar muita gente. Mas o que ela significa? E o melhor: como se resolve o problema? Este artigo buscará deixar claro essas dúvidas o melhor possível!


A luz de EPC no painel do seu VW Gol G4 acendeu? Não se preocupe, pois os procedimentos para resolver esse problema podem ser complicados, mas a maioria das vezes também são relativamente fáceis, só precisa levar o carro ao lugar certo. Mas não seria um problema alarmante? Ou melhor, o que significa esse EPC? Essas dúvidas serão respondidas agora mesmo e você saberá o que fazer quando a sinalização de EPC estiver aparecendo no seu Gol

O que significa EPC?

EPC nada mais é do que a sigla de Engine Power Control, ou melhor dizendo, ela registra uma falha no controle de força geral do veículo. Logo, não precisa se alarmar tanto como acontece com a maioria das pessoas que veem a luz acender pela primeira vez e já pensam que se trata de algum problema no motor que vai fazer com que o Gol não ligue mais ou estrague de vez uma peça que lhe deixará empenhado no meio do caminho (sendo que algumas vezes o motor poderá não ligar mesmo). Se é algum problema na parte elétrica, ou seja, o carro anda normalmente, a pessoa pode dirigir até a oficina mais próxima.

Perda de potência

Quando a luz EPC é acionada no painel do Gol, algumas vezes o carro pode perder potência por uma série de fatores. Isso pode acontecer até mesmo se uma das luzes do automóvel estiver queimada. Sim, os fatores são tão amplos quanto os efeitos colaterais apresentados. Afinal de contas, se trata de uma central que interliga todo o sistema elétrico e eletrônico do carro a fim de resultar no melhor funcionamento possível e fazer os diagnósticos.

Aí quando chega numa oficina, é normal os mecânicos ou eletricistas entrarem numa confusão sem tamanho a trocar lâmpadas, verificar cabos de vela, mais um monte de ações que muitas vezes tiram uma tarde de serviço e de espera para poder ser resolvido, isso quando é resolvido. No entanto, todos esses problemas na manutenção podem ser finalizados apenas com o uso do aparelho de diagnóstico da injeção eletrônica do carro.

O que pode ser?

Alguns casos mais graves apontam erros de fuga de corrente nos cabos de vela, bobina, ou apenas uma lampada queimada ou interruptor com defeito. Em outros casos o problema pode não aparecer em teste algum, até mesmo com a devida aparelhagem destinada ao diagnóstico. Então pode se tratar de algum ponto do carro com defeito no aterramento. Verificar essa falta de aterramento sim poderá custar tempo, já que é necessário procurar linha por linha dos fios.

Só não titubeie para levar num reparador. Se acha que pode resolver o problema em casa, viu que apenas tem uma lampada queimada, tudo bem. Agora, se o problema não é facilmente identificado, percebeu perda de potência do veículo ou qualquer outra falha grave de performance, é caso de procurar o reparador imediatamente, sim.

Escolha um bom profissional com equipamentos próprios e fuja da charlatanice

Se você for em algum especialista em injeção eletrônica, a probabilidade dele diagnosticar em pouco tempo é bem grande. Isso porque, provavelmente, esse profissional terá o aparelho de diagnóstico, que ligará na central e o problema será mostrado. Só que se for um problema elétrico ele poderá mandá-lo até um eletricista.

Muitas vezes é comum as pessoas não irem em oficinas com o aparelho para economizarem dinheiro. Ainda há o pensamento que seria um absurdo os profissionais cobrarem o que cobram apenas para passar um dispositivo que por si só já mostra o erro. Mas ao pensar assim, a pessoa não leva em consideração que aquele aparelho custa bem caro e é com ele que o problema é apontado de forma direta. No fim, poderá ser somente um interruptor de freio dando falhas e a sua troca é bem simples.

Outro ponto a ser tratado aqui, é ficar atento. Ainda existem alguns profissionais charlatões mesmo que na maioria das vezes nem possuem a aparelhagem correta de diagnóstico e ficam inventando problemas cabulosos, geralmente no sistema de alimentação do motor, para tirar dinheiro a mais do cliente. Para tanto, mais uma vez é melhor escolher um profissional que coloque o aparelho e ali diretamente o defeito apareça e o cliente mesmo possa confirmar, caso estiver presente.
Share on Google Plus

Equipe

edação automotiva para os adoradores de carros!