IPI Menor Para Carros Mais Econômicos



Pelo menos 327 modelos de carros comercializados no Brasil sairão de fábrica a partir de agora com o selo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular 2013, pelo Inmetro. Quanto menor o consumo, mais baixo será o valor o IPI. Ao total, 25 fabricantes aderiram ao programa, que ainda é opcional. A lista dos carros mais econômicos já foi divulgada.

A etiqueta o Inmetro nos veículos medindo sua economia se assemelha com as presentes atualmente em eletrodomésticos. A nota "A" é a nota máxima por melhor eficiência energética e a "E" a pior. Na etiqueta constará a categoria do veículo, marca, modelo, versão, motor e transmissão (como podemos ver na imagem ao lado).

Para quem sempre procura carros econômicos ou senão, antes de comprar qualquer carro, se preocupa em antes saber a sua média de consumo, a etiquetagem automotiva será o melhor aliado. Pois podemos levar em consideração que as tabelas de consumo emitidas pelos próprios fabricantes geralmente costumam ter números maiores do que as do Inmetro. Bem, é aquele velho esquema, o fabricante sempre vai "puxar a sardinha" pro seu lado.

Podemos ver na lista também um certo "vou ficar devendo" de alguns dos mais famosos compactos nacionais com fama de econômicos. O Novo Gol, por exemplo, ganhou mais nota "B" em suas versões do que "A". O Novo Uno então, chegou a levar duas notas "D" (versões Sporting). E o novo Fiat Palio ficou com nota "B" em todas as suas versões.

Se teve uma marca que arrasou, foi a Renault. Chegou a ganhar nota "C" em algumas versões do Duster, mas também foi avaliada com uma série de notas "A". O seu compacto Clio, por exemplo, ganhou nota "A" tanto na comparação relativa na categoria, quanto na comparação absoluta geral, nota "A" para todas as suas versões.

Se você quer visualizar a tabela completa é só clicar diretamente no link abaixo:
Share on Google Plus

Equipe

Redação automotiva para os adoradores de carros!